CABLE CLEATS – TECNOLOGIA EM SEGURANÇA

CABLE CLEATS – TECNOLOGIA EM SEGURANÇA

Cable cleat não é uma abraçadeira metálica, é um equipamento de segurança que após passar por ensaios laboratoriais recebe um certificado da IEC-61914, que o habilita a ser usado como um dispositivo fundamental na contenção mecânica de curto-circuito em cabos de média e alta tensão. Têm como principais funcionalidades a acomodação, fixação, proteção dos cabos, equipamentos e principalmente das pessoas, além de trazer economia no dimensionamento do bandejamento (leitos, eletrocalhas). A instalação junto aos cabos e bandejamentos ou suportes é efetivada através de cálculos obtidos com os ensaios laboratoriais, onde utilizam os parâmetros de voltagem do cabo, bitola, tensão de curto, etc.


Nos ambientes tradicionais, a proteção contra curto-circuito tem se baseado apenas em disjuntores das mais variadas formas e tecnologias, porém só isso não atende as normas quando falamos de segurança de pessoas em ambientes industriais. É comum um disjuntor levar microssegundos para ser disparado. O surto que normalmente pode existir nas linhas de transmissão pode, nesses milésimos de segundos, passar pelo disjuntor e causar um enorme estrago nos cabos, bandejamentos e equipamentos logo em seguida, pois a violência do curto- circuito faz com que os cabos saiam dos bandejamentos e/ou suportes e se movimentarem por todo o ambiente, podendo em algumas das vezes, atingir pessoas!


Conheça mais sobre as vantagens e funcionalidade dos cable cleats e entenda como este produto pode ser a solução perfeita no seu projeto.